segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Relatório de estágio

A escola onde fiz estágio possui um excelente laboratório de informática, com máquinas modernas e programas atualizados, mas deixa a desejar quando se trata da questão ensino-aprendizagem. O professor de informática parece ser capacitado para a função, mas não há uma preocupação com o como ensinar, como trabalhar os conteúdos dados em sala de aula através do computador. As atividades dos alunos da Educação Infantil são dadas através de jogos educativos; as atividades do Ensino Fundamental e Médio são voltadas para uma questão mais técnica que tem como objetivo ensinar aos alunos como acessar a internet, a trabalhar com e-mail e blogs. Percebi que há uma falta de relacionamento e interação entre os professores. Poderia haver uma interação para que os conteúdos trabalhados em sala pudessem ser trabalhados na aula de informática de uma maneira prazerosa, interessante e pedagógica. A aula é uma aula técnica sem nenhum planejamento e envolvimento dos professores; as atividades são jogadas arbitrariamente, sem nenhuma mediação pedagógica, provocando a desmotivação por parte dos alunos.
Percebe-se que não é preciso somente uma boa estrutura técnica e material dentro das escolas, é preciso que se desenvolva um trabalho, um planejamento que envolva atividades e objetivos pedagógicos.

Claudimere Afonso (Cacau) NFVE

Nenhum comentário: