quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O ESTAGIO

Meu Estagio foi realizado em uma turma de primeiro período. Esta turminha estava trabalhando em um projeto sobre a Mata Atlântica junto com outras duas turmas de 2ºperíodo.
Para compreenderem o que era a Mata Atlântica e sua proporção, as professoras utilizaram o planetário, mapas variados, gravuras, livros, pesquisas orientadas na internet, etc.e tudo o que iam descobrindo e aprendendo sobre a mata era registrado em um processo fólio, posteriormente, com textos coletivos e individuais, desenho, reportagens trazidas de casa, entre outras. Observei que a rotina escolardesta turma é planejada anteriormente a ministração da aula, e que a professora conhecia bem seus alunos e sabia lidar com eles em todas as situações, seja de dúvida, de desafios, de demonstração de carência ou dor, de motivação e estímulo, de atenção e de travessuras, pois, dava-lhes respostas rápidas, precisas e claras.
Quanto a exposição do projeto Mata Atlântica na Mostra, foi um sucesso, pois montaram na sala um cenário com animais feitos de recicláveis, bichos e plantas, e muitos dos trabalhos feitos em sala relacionados ao projeto, transformando a sala em uma verdadeira mata de carinho, respeito e esforço, para que se alcançasse o objetivo de mudar a percepção dos visitantes em relação ao meio ambiente.
Considero que pude agregar muitos conhecimentos nas horas prazerosas que passei neste estágio, pois pude contar com a abertura total deste espaço escolar e com a grande colaboração da professora em questão.
Abraços, CRIS

Nenhum comentário: