sábado, 17 de novembro de 2007

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA


Meu estágio foi realizado em uma escola estadual numa turma do III estágio do 1.º ciclo. A estrutura da escola tanto física como material é precária. Os alunos não têm contato com o computador, pois, a escola não possui um laboratório de informática e a biblioteca é utilizada somente quando os alunos têm que realizar alguma pesquisa, dentro do horário da aula ou quando alguns alunos, por interesse próprios, buscam livros literários.
Na turma em que realizei meu estágio as aulas são totalmente expositivas e o livro didático é utilizado em todas as disciplinas. A educação aí desenvolvida é de certa forma bancária, pois, professora e alunos têm seus papéis bem definidos dentro do processo de ensino-aprendizagem, a professora ensina, transmitindo o conteúdo e o aluno aprende, ouvindo a professora, copiando e resolvendo as atividades contidas no livro e passadas pela professora no quadro negro. Dentro desse contexto, a maioria dos alunos desempenhou de forma satisfatória aquilo que se esperava deles, ou seja, eles conseguiram responder aos exercícios corretamente e participaram da aula respondendo as perguntas quando a professora pedia.
A mediação pedagógica não existe neste espaço, apesar do relacionamento da professora com seus alunos ser afetivo e de respeito, ela não incentivou a participação, a pesquisa e o debate sobre os conteúdos, não aconteceram trabalhos em grupo e nem tão pouco atividades fora de sala de aula. Os alunos não foram “convidados” a participar do seu processo de aprendizagem, do seu processo de desenvolvimento de ser humano como um todo, a eles não foi oportunidade de mostrar e até mesmo de descobrir suas habilidades. Assim, quando digo que a mediação pedagógica não existiu é porque esta profissional não exerceu seu papel de facilitadora, motivadora, incentivadora e orientadora da aprendizagem do aluno, mas sim de transmissora dos conteúdos.
Não acredito que a precariedade de recursos de uma escola se constitua num obstáculo para a mediação pedagógica, pois de acordo com o texto Mediação pedagógica e o uso da tecnologia, a mediação pedagógica acontece na postura do professor, na forma de tratar um conteúdo, no modo de estabelecer relacionamento entre os alunos, e destes com seu contexto maior. Assim, nesta escola em específico, vejo a necessidade de se realizar um trabalho com as professoras no sentido de que nelas seja desenvolvida uma mudança de comportamentos, de mentalidades, de atitudes e valores para que a mediação pedagógica aconteça.
KELLY MUNCK

Nenhum comentário: