domingo, 18 de novembro de 2007

ESTÁGIO

No atual contexto, é necessário que o professor desempenhe o "papel de orientador das atividades do aluno, de consultor, de facilitador da aprendizagem, de alguém que pode colaborar para dinamizar a aprendizagem do aluno, desempenhará o papel de quem trabalha em equipe, junto com o aluno, buscando os mesmos objetivos: numa palavra, desenvolverá o papel da mediação pedagógica".
Realizei meu estágio em uma escola da periferia da rede municipal de BH. Mas, infelizmente, não pude presenciar este papel do professor na escola em que fiz estágio. Várias são as justificativas desses profissionais: alunos desinteressados, violência, péssimas condições físicas da escola, falta de acompanhamento dos pais, falta de investimento do poder público. É claro que os problemas sociais interferem na escola, principalmente, na escola pública, mas o professor precisa estar disposto a criar estratégias que fortaleçam o papel do sujeito da aprendizagem. Além do mais, a escola é o espaço onde o aluno tem acesso ao conhecimento dito científico.
Considerações: Acho importante pontuar que com o grande avanço científico-tecnológico e a grande quantidade/velocidade de informações o professor precisar preparar seus alunos para selecionar informação. Para que o aluno possa ser capaz de lidar com a não-linearidade e a fragmentação da nossa realidade. Ou seja, ser capaz de dar sentido, direção a informação e colocá-la a serviço da cidadania. Até mesmo para se sair do discurso "a culpa é de quem", para "o que podemos fazer para melhorar'.
Cláudia Regina - VE

Nenhum comentário: