terça-feira, 13 de novembro de 2007

Relatório de estágio

Ao realizar meu estágio de docência, observei que as professoras utilizaram somente o giz, o quadro negro, os livros e os exercícios que elas traziam e xerocavam na escola, sendo que a sala de informática que seria para ser utilizada pelos professores e alunos fica fechada e percebe-se que as professoras não realizam nenhum planejamento de aula incluindo a sala de informática e outros equipamentos disponíveis como a TV, o vídeo e outros aparatos tecnológicos.

Por isso, pergunto:

Como podemos utilizar as novas tecnologias na escola, se verificamos que as novas tecnologias não estão a serviço da educação?

Hoje é fundamental que a escola integre-se à cultura tecnológica de alunos e professores, para que os conhecimentos adquiridos dentro e fora da escola se relacionem de maneira crítica e seletiva para o desenvolvimento dos alunos, assim eles poderão lidar com a variedade e quantidade de informações e recursos tecnológicos.

Acredito que, com o uso das novas tecnologias como o computador, a internet, o Cd-rom e outros aparatos tecnológicos, podemos tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz. Assim o professor poderá ser um mediador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: