sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O uso do recurso tecnológico, o computador nas escolas públicas de Minas Gerais

Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade de Educação- Campus BH
Curso de Pedagogia
Disciplina: Estudos sobre Mediação Pedagógica e Informática Educativa
Aluna: Alessandra Carla da Silva -NF VE
O uso do recurso tecnológico, o computador nas escolas públicas de Minas Gerais
Este relatório explicita uma experiência pedagógica como estágio de formação do pedagogo e estágio de docência; a observação e o contato com problemas cotidianos da escola e a partir da reflexão sobre o lugar, podemos visar a superação de determinadas dificuldades encontradas. Pensando no dia-a-dia da escola percebe-se que, é preciso interpretar, buscar e entender uma série acontecimentos.
O relatório tem o objetivo de apresentar as observações e as reflexões sobre a realidade da Escola Municipal Josefina Souza Lima, fundada 15 de março de1970, e vem ministrando ensino fundamental no bairro Primeiro de Maio. Tenho o intuito de descrever a população que nela se encontra, sua estrutura física e pedagógica e o perfil dos docentes.
Os motivos que impulsionaram-me a escolha desta escola, foi sua localização; a região por ser carente e, por ser uma escola municipal e residir na grande BH.
Pretendo conhecer a organização escolar , o tempo e espaço, a gestão administrativa e pedagógica e a construção dos projetos, compreender o universo escolar e as concepções que a norteiam.
No entanto é preciso lembrar que essa tarefa de conhecer uma realidade, de atribuir significados e interpretações depende da vivência de cada um; porque, é essa experiência que faz cada um de nós observar o mundo de forma diferente dos outros.
A escola fica situada na região norte de Belo horizonte e possui uma clientela de baixo poder aquisitivo. O uso de recurso tecnológico ( centro de informática) foi uma grande novidade para essa clientela, pois a maioria do seu alunado nunca tinha tido acesso a um computador antes.
O centro de informática foi inaugurado em agosto de 2007 e está causando um grande impacto na rotina da escola, segundo a professora de informática Elaine. O projeto de informática está ocorrendo da seguinte forma. Uma professora de cada turno assumi as aulas de informática de todas as turmas de cada turno. São 14 turmas por turno só é possível uma aula por semana, de 60 minutos, para cada turma, que possui em média 28 alunos, o que resulta em 2 alunos por computador, pois o centro de informática possui apenas 14 máquinas.
Numa conversa informal perguntei para professora que conteúdo foi programado para o 2º semestre de 2007, ela relata que num bate inicial constatou que a grande maioria dos alunos nunca tinha sentado a frente de um computador para operá-lo. Então iniciou o trabalho nomeando as partes de um computador, ensinando-os a segurar e usar o mouse, o nome e a função de cada tecla e assim por diante. O que hardware, o que é software, o que é um disquete, um CDROOM, um pen drive, etc. Inicialmente não preocupou com conteúdos didáticos-pedagógicos, pois enfatizou promover a familiarização das crianças com máquina.
A seguir apresentou os diversos programas e a infinidade de possibilidades de trabalho que um computador pode nos oferecer. Trabalhou edição de textos, formatação, internet e correio eletrônico, explorou sites de busca e e-mail. A professora Elaine enfatizou os sites educativos, pois os alunos apresentam carência em aprendizagem; para tal usou jogos pedagógicos, por serem interessantes, e atendem as perspectivas almejada em seu planejamento.
Em seu depoimento ela ressalta que o usou do computador na escola se torna cada vez mais importante, pois é impossível conceber a educação sem o uso das novas tecnologias de informação; e que vivemos num mundo tecnológico, onde a informática é uma das peças principais. Resistir ao computador é ignorar sua atuação em nossas vidas; basta olharmos ao nosso redor, nos bancos, no caixa do supermercado, na padaria, nas empresas e nas prestadoras de serviços, o computador está em toda parte e portanto não pode ficar de fora das nossas escola.
A professora destaca que, o uso da tecnologia de informação é recente, e na década de 90 uma pequena faixa da população utilizava o recurso tecnológico no dia-a-dia. Nas escolas demorou muito; mas atualmente o computador começou a torna-se familiar, os alunos mesmo os de escolas públicas hoje tem acesso, e daqui algum tempo o usarão assim como usamos uma caneta esferográfica. E acredita que hoje estamos diante de uma nova geração, a geração digital, pois segundo Elaine “é incrível a facilidade com que eles encaram a máquina, se relacionam muito bem com ela e vejo que aprendem com muita facilidade e rapidez também.”
A mediação tecnológica só tem a trazer benefícios a essa geração. Além de proporcionar mais aprendizagem a comunicação digital consegue hoje com uma rapidez aquilo que a escolaridade compulsória vem penosamente tentando a tantos anos, que é, estimular a comunicação escrita. A informática é para as crianças e os adolescentes de hoje uma vertente de desafios, de estabelecimento de relações, de buscas e, sobretudo, de aprendizagens. Estamos vivenciando a mudança para um novo paradigma de relações humanas.

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