sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Mais conhecimento, melhor prática

Enriquecedor é a experiência que o estágio traz pra nós alunos pois é nele que adquirimos melhor entendimento da prática pedagógica e de gestão que acontece dentro das escolas. E que nos faz refletir de como será nossa prática como futuros (ou atuais) docentes já que temos acesso à observação das práticas de professores "bons" e "maus" como foi o meu caso.
Realizei o estágio sobre A Prática Docente numa escola pública estadual que fica na grande BH e que é gerida por uma diretora, a aproximadamente 8anos, no período da noite. De início fiquei um pouco descepcionada com a indisciplina que estava`a vista: grande parte dos alunos ficavam nos corredores e no pátio e alguns entravam e saíam à hora que queriam. Mas depois de uma semana, tal indisciplina amenizou quando foi cobrado dos alunos que saíam das salas, os crachás de "tempo livre" que cada professor tinha.
Lá pude observar o trabalho de dois professores: uma de Português que leciona o EJA, uma turma de sexta série e uma de segundo ano. O outro é professor de Geografia que leciona para algumas turmas do ensino médio. Vi que a professora usava uma prática reprodutiva a qual não levava os alunos a refletirem e a pensarem. Nas turmas do EJA, era usado um livro e as atividades eram no ritmo correção da atividade "de casa' / cópia da próxima atividade. E nas turmas de sexta serie e segundo ano, ela passava a atividade e esperava-os Já o professor trabalhava de forma diferente pois o mesmo dera um trabalho qara os alunos estarem apresentando da forma que conseguissem. Ao fim da apresentação do trabalho o professor elogiava o grupo pelo esforço e levantava pontos em que precisava melhorar E em cada turma ele falava de forma específica.
Com isso vi que os alunos do professor eram mais participativos no que se refere ao conteúdo do que os da professora de Portugues que tinham dificuldades de interpretação.
Essa diferença permitiu-me construir um pouco mais do que será minha prática docente pois notei como a reprodução de ações empobrece e como a consideração do trabalho dicente ajuda na relação professor-aluno e na compreensão do que lhe é ensinado. Assim, o estágio ajuda muito em ter o conhecimento da prática - o que é bom e dá certo fazere o que não é bom e não dá certo fazer.
Rozemeire Alves - V E