domingo, 16 de setembro de 2007

PEDAGOGIA INTERATIVA

PEDAGOGIA INTERATIVA.
Este Blog pertence a turma de Pedagogia UEMG
Ciberespaço de Interatividade entre os alunos de Pedagogia do V E e de todos os alunos do curso de Pedagogia.
Serão todos bem vindos com suas contribuições.
Profª Maria Alice Soares Guardieiro

38 comentários:

pedinterativa disse...

Olá a todos/as. Fico feliz com o convite para estar com vcs. Tenho pesquisado a docência interativa presencial e online e gostaria de compartilhar minhas descobertas com vcs. De início pergunto se conhecem minha abordagem. Indico algums sínteses básicas sobre meu livro Sala de aula interativa. Veja em: http://www.saladeaulainterativa.pro.br/livro_saladeaula.htm
Forte abraço, Marco Silva

pedinterativa disse...

Marcos Silva, agradeço sua participação neste blog que será de grande ajuda no entendimento da docência interativa presencial e online.
abraços,
Amanda.

pedinterativa disse...

Olá a todos(as).
A discussão sobre o tema docência interativa presencial e online parece que será muito legal . Não quero perder.Espero que todos também participem desta atividade.
Abraço,
laelma.

pedinterativa disse...

Oi pessoal! Que bom encontrar vcs neste espaço virtual.Docência interativa presencial e onlaine é um tema interessante. Sei muito pouco sobre o assunto,estou ansiosa para aprender mais sobre.
E então, vamos lá?

grde abraço,
Edilene

pedinterativa disse...

Olá pessoal do V E, tudo bem com vocês? Como foram de estágio? Bom, quero agradecer primeiramente ao professor Marcos Silva, pela sua participação em nosso blog. Tenho certeza que as nossas discussões sobre a docência interativa serão extremamente proveitosas. Estou curiosa para aprender mais sobre o assunto.
Um grande abraço a todos!!!

Fernanda Costa

Anônimo disse...

ola pessoal!será muito prazeroso compartilharmos informaçoes afim de construirmos nosso conhecimento!espero que este blog seja um sucesso!abraços
cris

Diego Caldeira Marques disse...

Ola pessoal boa noite! Bom saber que este espaço não está caindo no esquecimento e os alunos estão participando. Achei um artigo legal na internet e quem quiser ver segue link: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materia.asp?seq=62

Abraço a todos.

Diego Marques ;)

pedinterativa disse...

Mediação Pedagógica
É a relação professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção de conhecimento, com reflexão crítica das experiências e do processo do desenvolvimento do trabalho.
Antes a abordagem de ensino era “Pedagogia Tecnicista qual o aluno assimilava passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor.
O mediador enriquece a iteração do ambiente com ingredientes que não pertencem à situação imediata e sim a um mundo de significados e intenções derivado de gerações, significações e atitudes, valores e objetivos culturalmente transmitidos
A Mediação Pedagógica com a tecnologia significa a mudança de paradigma na educação, atitude do professor e do aluno. O professor é um facilitador, incentivador da aprendizagem. Colaborando com o educando nos seus objetivos. E o educando é colaborador e autônomo.
um abraço a tod@s e todos
Profª Maria Alice

pedinterativa disse...

Diego,
Isto mesmo o espaço não poderá cair nos esquecimento dos alunos.
Pois são eles que irão fazer o diferencial na educação amanhã.
Gostei muito do artigo que você indicou.
Obrigada
ProfªMaria Alice

pedinterativa disse...

Oi pessoal,
Acredito que para o professor ser um mediador pedagógico no processo de ensino, ele terá que estar mais voltado para a aprendizagem do aluno, logo, esta aprendizagem se dará por meio de uma ação conjunta que acabará formando parcerias e co-responsabilidades. E para realmente ocorrer a mediação pedagógica com a tecnologia é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades do recurso tecnológico, para poder utiliza-lo como instrumento para a aprendizagem.
Abraços,
Amanda.

pedinterativa disse...

Boa noite pessoal!
o professor ao fazer a mediação pedagógica com seus alunos estará enriquecendo o ambiente educacional, e proporcionando a construção de conhecimento através de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.
Creio que os professores devam participar de projetos de capacitação para melhorar as práticas pedagógicas que incorporem as tecnologias. Assim, eles estarão contribuindo com o processo de ensino aprendizagem na educação.
Regina Kelly.

Anônimo disse...

olá pessoal, Acredito que o professor deve estar capacitado e atualizado em relaçao aos instrumentos e recursos tecnológicos, mas sei que nem sempre será possível devido algumas difucldades que encontram tanto no plano das politicas públicas quanto ao investimento feito na educaçao para habilita-los;ainda assim todo profissional da educaçao deve se comprometer com o ensino de qualidade dentro de suas possibilidades para que se formem pessoas compromissadas também. penso que seria relevante a relaçao professor-aluno ser cultivada de forma positiva para que a mediaçao do ensino á aprendizagem se dê de maneira agradável e construtiva!
abraços a todos e tod@s
Cris

pedinterativa disse...

Olá pessoal,acho de extrema importância utilizar as tecnologias disponíveis;não só o computador mas o rádio, a televisão, revistas,pois todas tende a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.Não adianta ter a tecnologia e não saber utilizá-la de forma construtiva.Beijos, Carol

Anônimo disse...

OLÁ PESSOAL!!!
NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO,O PROFESSOR COMO MEDIADOR TEM A RESPONSABILIDADE DE ACRESCENTAR NOVAS INFORMAÇÕES, NOVOS CONHECIMENTOS AO ALUNO E PARA ISSO É PRECISO QUE ESTE O CONHEÇA, OBTENDO ASSIM UM CONHECIMENTO PRÉVIO PARA APARTIR DELE ATUAR E INOVAR.
COM ESTE DEVER O PROFESOR TEM A SEU FAVOR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ESPECIALMENTE O COMPUTADOR.
ABRAÇOS,JULIANA!!!

pedinterativa disse...

Olá para todos,

A leitura que fizemos do livro da Maria Cândida, tem muito a enriquecer e a contribuir com as nossa discussões nesse blog.
Pensar em uma mediação pedagógica de qualidade é pensar em um novo sistema de educação onde tudo se encontra em movimento e o conhecimento está em constante construção.
Dentro desse contexto, acho importante ressaltar a responsabilidade do professor como mediador do conhecimento e nas diversas possibilidades que ele possui podendo utilizar a tecnologia como sua aliada.
Dessa forma, acredito que a disciplina de Mediação Pedagógica será certamente um diferencial na nossa formação acadêmica, nos fazendo sujeitos mais conscientes dos recursos que possuímos e dos trabalhos que podemos realizar como educadores.
Beijos para todos,
Roberta :)

pedinterativa disse...

A disciplina mostrara os caminhos que vocês irão percorrer na docência.
Na educação tradicional tornou-o um viciado na mera transferência de informação; por isso a sua inicial resistência a adoção da mudança. Tanto pelo professor, aluno e família.
Mediação pedagógica além de uma auto-aprendizagem não é como alguns julgam uma simples transferência de responsabilidades do professor para o aluno. Envolve processos mais complexos que os de simples recepção de dados.
Deve ficar claro que num processo como este, trata-se de oferecer elementos para se aprender a realizar a auto-aprendizagem ou em outras palavras:
Onde o aluno será mais autônomo, saberá administra no seu dia a dia os quatro pilares da educação.
Aprender a Aprende (conhecer)
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Aprender a Ser
Serão mais colaborativos entre seus pares e com o professor.
E com a sociedade também, seremos uma inteligência coletiva.
O que ficou claro nos textos e na palestra de Paulo Freire e Papper.
Construcionismo. Mandarei por e-mail uma síntese o texto do Valente.
É uma pena que teremos poucas aulas, iremos nos encontrar somente em novembro.
Fica muito disperso. Olha o meu ranço do tradicional... pegando...rs
Tenho que dar autonomia a vocês.
É nosso espaço virtual de aprendizagem.
Depois que lermos o texto aula Interativa, iremos fazer o chat com o professor Marco Silva.
Um abraço
Prof Maria Alice

pedinterativa disse...

Amanda,
Acredito que para o professor ser um mediador pedagógico no processo de ensino, ele terá que estar mais voltado para a aprendizagem do aluno, logo, esta aprendizagem se dará por meio de uma ação conjunta que acabará formando parcerias e co-responsabilidades.
>>>>> Exatamente, serão todos colaborativos no desenvolvimento da aprendizagem.
A tecnologia por si só não acontece o aprendizado. Ela é um meio. Tem que haver um projeto pedagógico Multidisciplinar todos os seguimentos da escola.
Vocês assistiram “Quando tudo começa.” Iria levar para vocês assistirem, algumas alunas falaram que já havia passado. Mostra toda escola envolvida. Da atendente ao professor.
Um abraço
Maria Alice

pedinterativa disse...

Carol
acho de extrema importância utilizar as tecnologias disponíveis;não só o computador mas o rádio, a televisão, revistas,pois todas tende a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.Não adianta ter a tecnologia e não saber utilizá-la de forma construtiva.
>>>>> Tecnologia não é somente o computador, no próximo período vocês terão as mídias, e suas implicações na educação. Um olhar reflexivo das mesmas na educação e sua influência na sociedade. E como hostilizá-la na escola.
Por exemplo: Como desenvolver um programa de rádio na sala de aula, qual o objetivo, o que vocês querem atingir.
Lembra daquela lamina que mostrei no primeiro dia de aula, a escola dentro de uma redoma de vidro. Significava que nós não devemos mais esquecer que a escola está inserida em nova sociedade. Como é a sociedade hoje? Tudo mudou.
Bernard Charlot fala: que devemos olhar para fora do muro da escola e ensinar o dentro desta sociedade.
Um abraço,
Maria Alice

pedinterativa disse...

Acabei de ler estes dois artigos, excelentes.
O que há de mais de novo no século XXI
http://aprendiz.uol.com.br/content/breshetere.mmp
http://www.humus.com.br/news/news07_5.htm#1
Estou dividindo com vocês.
Como estão indo no estágio?
um abraço
Maria Alice

pedinterativa disse...

oi pessoal, o blog ficou muito legal!
Será um espaço muito legal para expormos as nossas opiniões e idéias. Espero que todos acessem.
abraços,
Claudimere.

lulu disse...

OLÁ CLEGAS DA UEMG GOSTEI MUITO DO BLOG POIS VEJO QUE OS COLEGAS ESTÃO DEIXANDO DICAS QUE PODEM AJUDAR A APRIMORARMOS NOSSOS CONHECIMENTOS.
ABRAÇOS,luciene silva

pedinterativa disse...

Oi,pessoal!!! É muito proveitoso um espaço para troca de informações e experiências.A importância que a televisão, o vídeo, a informática e suas diversas combinações têm para a educação é que elas promovem uma nova configuração do saber que implica no acesso/seleção/reciclagem da informação.

Abraços,

Cláudia Regina

pedinterativa disse...

Olá amigos,

Nas semanas que ficamos em estágio eu tive a oportunidade de acompanhar as atividades desenvolvidas por uma professora da primeira série do ensino fundamental.
Nas aulas de informática os alunos eram acompanhados pela professora que preparava para cada aula uma atividade diferente, seja pesquisando algum assunto referente aos projetos trabalhados em sala, ou seja explorando algum site educativo.
Observei na escola em que fiz estágio que as crianças já possuiam uma certa intimidade com o computador e que desde os primeiros anos da Educação Infantil a escola possui a preocupação em utilizar a tecnologia como um recurso facilitador da aprendizagem.
Para mim é um prazer compartilhar minha experiência com vocês,
Um abraço a todos,
Roberta

pedinterativa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedinterativa disse...

Olá turma e Maria Alice,
Tive a oportunidade de estagiar em uma escola pública no período noturno onde acontece a Educação de Jovens e Adultos. A escola não tem muitos recursos didáticos e o uso da informática ainda não é uma realidade para os alunos da EJA. Os principais recursos usados pelos professores ainda são quadro e giz, não descartando o uso da música, dança, teatro e cartazes para os projetos pedagógicos como feiras de cultura onde os alunos tem a oportunidade de criar através desses recursos.
Acredito que o uso da tecnologia como facilitador do processo ensino-aprendizagem ampliaria a concepção tanto dos alunos como dos professores em relação às constantes e rápidas mudanças que acontecem na sociedade. O surgimento da informática e da telemática pode trazer aos alunos e professores maior acesso às informações e recursos pedagógicos como também a possibilidade de aprendizagem à distância, necessidade muito maior para os alunos trabalhadores e com pouco tempo disponível.
É importante também que a escola acompanhe a crescente informatização e as novas tecnologias e que a ela acompanhe e medie essas técnicas com o principal intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
Há várias técnicas para a aprendizagem presencial e a distância, cabendo ao professor ser o mediador e incentivador do processo de aprendizagem onde o aprendiz é o centro.
As mudanças estão aí. E a mediação pedagógica consistente e consciente pode e deve auxiliar os alunos no seu processo de construção do conhecimento.
Abraços mil
Fabiana dos Santos

pedinterativa disse...

Relatório de estágio
A mediação pedagógica vista como uma forma do professor incentivar, estimular o processo de ensino-aprendizagem seja por meio das técnicas convencionais ou das tecnologias ela é praticada em todos os ambientes escolares;mesmo a escola não possuindo uma laboratório de informática.
Realizei o estágio em uma escola privada, na educação infantil com crianças de 1 a 2 anos de idade.Essa idade precisa de muitos estímulos e recursos que devem ser utilizados de maneira lúdica. A professora tinha conhecimento do seu público e delimitava objetivos a serem alcançados de acordo com atividade proposta. Para que a aprendizagem ocorresse usava muitos materiais concretos como, legos, livros, fantoches.Se esses recursos forem voltados para si mesmos não tem significado nenhum para o educando,deve ter sentido para o aluno para haver aprendizagem.
As atividades eram planejadas, não eram imediatistas, mas isto não correspondia a falta de flexibilidade para mudar ou adaptar o planejamento as condições do momento.Através de muitas brincadeiras com legos sendo mediadas pela professora as crianças conseguiam aprender cores, guardar os brinquedos, diferenciar tamanho.
Todo recurso seja televisão, rádio, brinquedos eram utilizados nos momentos adequados e sempre a professora fazendo intervenções e direcionando as atividades. Podem existir várias técnicas e tecnologias, porém o professor é fundamental para que as estratégias funcionem como mediadoras de aprendizagem.
Ana Carolina Matias

Diego Caldeira Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Caldeira Marques disse...

Realizei meu estágio em uma escola particular. De acordo com os textos lidos além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pode-se perceber que está sendo criado um novo aluno, o “cyberaluno”, a invasão do cotidiano pela internet, associada a softwares educativos, sites especializados, blogs e orkut, obriga a repensarmos a relação histórica entre oralidade, memória, aprendizado e suportes da escrita.
Destaco como ponto positivo deste estágio, que cada vez mais os alunos, tem se informado de tudo o que acontece no mundo, política, esporte, arte, etc. Mas ao mesmo tempo surge uma preocupação de que os alunos fiquem presos a essa nova forma de se comunicar e não mais tenham uma vontade em ir, por exemplo, a uma biblioteca pública, a shows de qualidade, pois tudo está disponível na internet. Mesmo com a orientação dos professores de mídia da escola, não tem como controlarmos o tempo todo este acesso à internet, uma vez que, perguntei a todos os alunos da 4ª série e todos me responderam que tem acesso a internet fora de casa e quase sempre não existe controle sobre o que eles acessam na rede mundial de computadores. Fato é que o computador será daqui para frente o objeto de estudo dos educadores, e sem ele será muito difícil interagir com os alunos para propiciarmos uma qualidade do ensino.
Mas ainda tenho dúvidas no que se diz respeito a computadores e internet para as salas de aula das escolas públicas. Seria possível alfabetizar melhor usando o suporte eletrônico? A imensa quantidade de dados disponíveis na internet associadas aos softwares educativos, redes como orkut e os lixos publicitários poderiam facilitar o ensino dos tradicionais conhecimentos exigidos nos vestibulares? Como conceber essas ferramentas e a rede internacional dentro do contexto escolar?
Se levarmos em conta que essa escola, onde fiz o estágio, fará com que o aluno acesse aos milhares de acervos abertos, com obras literárias e cientificas, já poderíamos comemorar a possibilidade de o aluno ter os mais diversos tipos de textos em sua tela. Só faltaria ao aluno ler os textos que abundam na tela, mas será que o aluno fará essa leitura senão leu o que estava impresso, o que estava no suporte gráfico, o medo é de o aluno dar um click sobre o título e acabaria a aula entrando em uma viagem muito pessoal.
Será preciso nos educadores nós prepararmos para essa tendência, que cada vez fica mais forte e nítida no cotidiano escolar, para evitarmos que os trabalhos escolares se tornem meros plágios de trabalhos prontos e que estão disponíveis na internet.

pedinterativa disse...

Olá pessoal!
Sabemos que o uso das tecnologias não deve ser somente em substituição a alguma ferramenta tida como ultrapassada. Temos que pensar na utilização das mesmas para proporcionarmos o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem dos alunos. A instituição na qual realizei meu estágio não disponibiliza computadores para os alunos, o que é uma pena pois sabemos o quanto eles podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Mas outros recursos são utilizados como músicas, jornais e livros. Por se tratar de uma escola de educação infantil, percebi que os alunos gostam e apreendem melhor das atividades propostas pelos professores quando há utilização destes recursos.
Um abraço.
Rosemary Leite.

pedinterativa disse...

OLÁ PESSOAL,

O ESTÁGIO QUE REALIZEI FOI EM UMA ESCOLA MUNICIPAL. NESTE ESTÁGIO TIVE A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR A MEDIAÇÃO ESTABELECIDA NAQUELA INSTITUIÇÃO. COMO EM TODAS AS INSTITUIÇÕES,PRINCIPALMENTE AS PÚBLICAS, A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SE DÁ DE FORMA CONFLITUOSA EM ALGUNS CASOS E ISSO FOI ALGO BEM VISÍVEL NA TURMA EM QUE FIQUEI.
A PROFESSORA DESTA TURMA PASSOU A TER UMA GRANDE DIFICULDADE EM ESTAR MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE FORMA COMPROMETIDA DESDE QUE UM CERTO ALUNO ENTROU EM SUA CLASSE. DESDE ENTÃO QUANDO ESTE SE FAZ PRESENTE EM SALA DE AULA A ATENÇÃO TEM QUE SER QUASE QUE TOTALMENTE A ELE DEVIDO A SUA FALTA DE DISCIPLINA E SEU COMPORTAMENTO AGRESSIVO COM OS COLEGAS E PROFESSORES.MAS PUDE NOTAR TAMBÉM QUE ESTE MESMO ALUNO DEMONSTRA UM GRANDE INTERESSE POR COMPUTADORES E ESTA ESCOLA É PROVIDA DE UMA SALA CONTENDO 13 COMPUTADORES.
O QUE SERIA UMA ESTRATÉGIA PARA O INCENTIVO E O INTERESSE DESSE ALUNO E OUTROS NÃO O É POR FALTA DE PLANEJAMENTO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS.
NESTA ESCOLA, APESAR DA DISPOSIÇÃO DE COMPUTADORES, AS PESSOAS QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA AULA DE INFORMÁTICA SÃO ESTAGIÁRIOS QUE NÃO POSSUEM A QUALIFICAÇÃO ADEQUADA PARA O PROGRAMA UTILIZADO PELA PREFEITURA O LIBERTAS.OUTRO FATO É QUE NÃO HÁ UMA INTERAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO E ESTAGIÁRIOS, PROFESSORES E ESTAGIÁRIO E NEM MESMO UM PLANEJAMENTO PARA AS AULAS. OS COMPUTADORES SÃO UTILIZADOS LIVREMENTE, NA MAIORIA DAS VEZES PARA JOGOS.
CONCERTEZA A APRENDIZAGEM ESTARIA SENDO DESENVOLVIDA COM MELHOR PROFUNDIDADE E RESULTADO SE NESTA INSTITUIÇÃO NÃO HOUVESSE A FALTA DE UM PLANEJAMENTO, E INTERATIVIDADE ENTRE SEUS PROFISSIONAIS.

JULIANA ALICE FERREIRA

pedinterativa disse...

PENSAR NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESTE UNIVERSO TECNOLÓGICO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE ESTE MUNDO GLOBALIZADO EXIGE CADA VEZ MAIS DO INDIVÍDUO CONHECIMENTOS PRECISOS E EFICAZES. E SOMENTE NÓS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PODEMOS PROPROCIONAR AO ALUNO ESTE CONHECIMENTO PRECISO E EFICAZ, QUALIFICANDO-O PARA INTERAGIR NESTE UNIVERSO, O QUAL NOS ENVOLVE CONSTANTEMENTE.
ENTÃO SE FAZ NECESSÁRIO TERMOS EM MENTE A NECESSIDADE DE NOS APERFEIÇOARMOS MEDIANTE A ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, E USÁ-LAS DR FORMA SIGNIFICATIVA COMO RECURSOS DE ENSINO /APRENDIZAGEM.

TEREZA CRISTINA CAMPOS RODRIGUES

pedinterativa disse...

Minha experiencia de estagio foi em uma escola municipal de BH, com alunos do 2ºano do primeiro ciclo. Percebi que a escola possui um laboratorio de informatica com cerca de oito computadores. As atividades realizadas neste espaço ficam a cargo de um professor monitor de informatica, pois a rede disponibiliza um software livre chamado "LIBERTAS".Alguns professores alegaram nao saber lidar com o "LIBERTAS". Em uma conversa rápida com a diretora da escola, esta confirmou as reclamações das professoras, mas também deixou claro que falta um pouco de interesse dos mesmos com relação a desenvolver atividades no laboratório de informática. Além disto, revelou que a prefeitura oferece cursos preparatórios para as escolas da rede, desde que haja interresse e demanda suficiente para realização do mesmo. A não capacitação destes profissionais para se trabalhar com este programa de computador não é desculpa pra o não desenvolvimento de atividades e projetos utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem.

Edilene VE

pedinterativa disse...

Fabiana,
Infelizmente o que nós temos visto no EJA é uma pedagogia e não uma Andragogia e tão pouco uma aprendizagem significativa, com a realidade do aluno.
O quadro negro e o giz também são uma tecnologia, a professora poderia, com esta ferramenta, trabalhar de uma forma significativa e mediadora com seus alunos.
Mas continua usando o mesmo planejamento que trabalha com a criança na alfabetização.
Claro que o certo seria trabalhar com as Novas tecnologias que não são novas e sim velhas.
Assim estaria fazendo uma inclusão digital.
Será que, quando os alunos chegam em casa lembram o que foi dito em sala de aula?
As palavras literalmente “entram por um ouvido e saem pelo outro”. É assim que acontece. A ausência de uma aula mais interativa e mais mediada.
Mas como acreditamos na Educação e temos esperança que o quadro irá reverter.
“Viver e Aprender- para viver é preciso aprender”
Um abraço
Maria Alice

pedinterativa disse...

Edilene,

É triste ver um laboratório equipado e falta recurso humano.
O Libertas foi um projeto que a prefeitura.
Quando foi implantado o libertas na prefeitura houve um capacitação de para os professores. Rotatividade dos professores é grande, sempre há um que não foi capacitado. Mas você percebeu a falta de interesse por parte do professor.
Com software livre o aluno iria construir o que deseja o “construcionismo”


“Viver e Aprender- para viver é preciso aprender”

pedinterativa disse...

Roberta,

Pelas leituras e experiências ando observando onde que acontece uma mudança do novo paradigma é na escola infantil.
E de primeira a quarta séria ainda há uma mudança de paradigma e uma mediação pedagógica. Onde há uma grande ruptura é a partir da 5º série. É um choque muito grande para as crianças.
Que bom! Sua experiência foi positiva é muito bom, para socializar para seus colegas há lugares que a ação pedagógica dos particulares" [famílias e meios sociais, a] "exercer-se em sentido social", através da ação da Escola.
Uma ação não centrada no professor; uma ação que busca a diferenciação dos processos e estratégias com o fim de estimular a atividade, não a passividade do aluno.
Um abraço
Maria Alice
“Viver e Aprender- para viver é preciso aprender”

Lorena Anastácio e Lauriza Anastácio disse...

Olá pessoal do VE!
Meu comentário acerca do uso das novas tecnologias na escola terá por base meu trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais.
Na Educação Especial, o computador tem sido grande aliado no processo de ensino e aprendizagem. Ele se configura como importante ferramenta facilitadora da aprendizagem de alunos com deficiência cognitiva leve, moderada ou grave.
Utilizar o computador na sala de aula se torna algo essencial para crianças que por deficiência motora não consegue segurar o lápis para escrever, usando assim o computador com suas devidas adaptações. Ou, e principalmente, para a compreenção das informações, o computador nos permite trabalhar com ilustrações, sons, pesquisas, etc, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento e abrindo um leque de possibilidades para todos.

Conheça um pouco do nosso trabalho

Daisy disse...

Parabens pessoal, parabéns professor!
Legal, bacana mesmo perceber o uso que voces estão fazendo de todas as mídias - on line e impressas. Uma coisa não exclui a outra, mas complementa!

Clecy Bortolon disse...

Parabéns pela iniciativa!