quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Fernanda Costa:Estágio, interatividade e computador na escola -

Pessoal, esqueci de assinar meu nome na postagem anterior. Sou eu, Fernanda Costa.

Beijos





A escolha pela instituição em que realizei o estágio, deveu-se pela proposta de trabalho da mesma, na qual incorpora aos métodos de ensino-aprendizagem, práticas de cultura e arte, desenvolvimento do corpo, atividades lúdicas, dentre outras, para o melhor desenvolvimento cognitivo ds crianças, além de noções de higiene, saúde e comportamento.
A participação da administração da escola na vida das crianças é bastante significativa. Nas reuniões pedagógicas há uma participação ativa das professoras, as quais trazem sugestoes de mudanças para serem estudadas pela administração que, de acordo com as docentes, é atenciosa e prestativa. Nestes encontros, as professoras colocam os problemas mais críticos de alguns alunos, que são discutidos juntamente om a diretora e a coordenadora pedagógica. São levantadas também dificuldades das educadoras em situações delicadas, como por exemplo, a agressividade dos alunos, bem como o estado emocional das mesmas, pois, algumas apensar de gostarem muito da escola, queixam-se de cansaço.
As atividades que envolvem o uso de informática não são muito significativas. A escola possui somente quatro computadores e o acesso a eles é feito somente de 15 em 15 dias, durante uma hora, Estas aulas não são direcionadas e percebi pouca intencionalidade nas intervenções quanto ao uso do computador. A imprensão era a de que a professora não sabia muito utilizá-lo e não tinham conhecimento das técnicas de mediação pedagógica. As crianças acessaram a internet por pouco tempo e, a maioria delas, ficava perdida na hora de pesquisar, outras iam diretamente aos sites de jogos, orkut, e outras distrações. A professora não tinha a percepção de identificar a dificuldade dos alunos em pesquisar na internet e as aulas eram basicamente ficar na frente do computador, incluindo a professora. Na aulas das outras disciplinas, não falava-se sobre o computador e os recursos positivos que ele oferece no aprendizado, o que aumentava ainda mais a dificuldade das crianças no laboratório de informática.

Nenhum comentário: