terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O uso das novas tecnologias na escola - observações do estágio curricular

No período de cumprimento do estágio curricular proposto pela FaE/UEMG pude observar práticas pedagógicas, relação entre professores e alunos, entre alunos e alunos, o funcionamento da rotina escolar e muitas outras coisas. Aqui seguirão comentários acerca da relação do professor e do aluno com os materiais/recursos pedagógicos disponibilizados pela escola, principalmente os tecnológicos.
Nas duas semanas que permaneci na escola tive a possibilidade de conversar com alunos e professores, além de observar sua práticas. Com relação as aulas, pude ver que nenhum professor – na sala em que estive – utilizou algum recurso tecnológico, como rádio, vídeo, som, televisão ou computador em suas aulas; e quase nenhum aluno utilizou qualquer um destes recursos para apresentação de algum trabalho, com exceção de um que trabalha como DJ e já utilizia o rádio, vídeo, etc, diariamente em seu trabalho.
A escola dispões de uma sala equipada com computadores com acesso à internet que durante a noite fica aberta para uso dos alunos. Mas o que se via eram alunos do diurno utilizando esta sala, enquanto que os alunos do noturno, ou seja, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não tinham acesso a ela.
Perquntei aos alunos que acompanhei por que não freqüentavam a sala de informática, muitos relataram que não sabiam usar o computador. Esperava-se, portanto, dos professores que levassem os alunos a esta sala para as aulas e que, em suas aulas pedissem pesquisas e auxiliassem nestas pesquisas, para que esta distância dos sujeitos com as novas tecnologias pudesse ao menos diminuir naquele espaço.

Vê-se a urgência de novos paradigmas para a educação. Principalmente no que tange a formação, incluindo aqui a formação continuada, de professores. Estes necessitam encarar uma mudança de cultura para a educação do século XXI, para se tornarem e formarem sujeitos mais capazes de interagir na era digital.

Vanessa Lorena Anastácio (dependência)

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