segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Feliz 2008!

Olá queridos, eu que fiz o blog, só vou postar pela primeira vez hoje, mas antes postar no 31/12/07 do que postar em 2008. Queria dizer que fiz uma homenagem para vocês no Word, ela foi genérica aos meus amigos (já mandei para o yahoogrupos), mas vocês também são meu amigos, vou colocar aqui o link do meu orkut, do meu blog pessoal e da Comunidade da sala no orkut, quero ver todo mundo participando, hein? Aproveitando a oportunidade, gostaria de dizer que estou bem melhor de saúde, depois de ter ficado hospitalizada do dia 16/12/07 ao dia 24/12/07 e que é provável que eu só faça a monografia com vocês, já que para mim, o melhor horário para estudar é de tarde, já fiz o pedido de troca de turno. Vou passar janeiro fazendo os trabalhos atrasados, consegui licença médica até fevereiro para entregar os trabalhos. Mas, agora que consegui acertar o remédio, vou participar da comissão de formatura, aleluia! Já estou com idéias para a Colação, nossa colação não pode ser chata, e já tenho em mente um lugar para fazermos o nosso momento de lazer, podendo convidar nossas famílias e amigos (provavelmente uma pousada, de fácil acesso) e como uma boa cristã, já está garantida a nossa Celebração Cristã, com direito ao som da minha fluta doce e voz (sim eu canto bem!) e sei de pessoas que podem tocar violão e piano e, se for necessário eu mesma posso dar o estudo bíblico, peçam a Deus para eu não impolgar, sim, todo estudo bíblico que eu preparo eu tenho que ficar resumindo 500x, senão o povo morre antes de eu concluí-lo, ou vocês acham que eu estudo pouco e há pouco tempo a Bíblia? Já li ela toda a primeira vez dos 12 aos 14 anos, fora os constantes estudos e, outra boa notícia: eu fui eleita para ser secretária de Treinamento da Aliança Bíblica Universitária de Belo Horizonte (ABUBH) em 2008!

Só para finalizar: Feliz 2008! Que você e toda sua família vivam todos os dias das suas vidas com a certeza inabalável de que Deus os amam incondicionalmente!

Solia Gratia! (Somente a Graça!).

Os link´s:

Meu blog pessoal:

http://larmboasnovas.spaces.live.com

Meu orkut:

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8450725121265929868

Comunidade de Pedagogia UEMG 2005

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30849521

Meu MSN:

larmboasnovas@msn.com

E-mail´s:

larmboasnovas@gmail.com

larmboasnovas@msn.com

liriangelica@yahoo.com.br


No amor dAquele que é fiel,

Lirian Angélica Rezende de Moraes (Li)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sobre os relatos de estágio no N. F. V E

Os relatos sobre o estágio currícular no N. F. V E mostram claramente a necessidade de nosvos paradigmas educacioanais nas escolas de Belo Horizonte e, acredito, em todo o país. A necessidade urgente de capacitação de professores e demais profissionais da educação para discutir e utilizar os recursos tecnológicos do mundo contemporâneo se torna visível na escrita de todos.
O mais interessante é que podemos perceber a precariedade do uso das novas tecnologias pelos professores em sua prática pedagógica tanto em escolas públicas quanto em escolas particulares. O que nos remete a várias questões, mas novamente a questão da formação de professores. A pergunta é: como estão sendo formados/capacitados os professores nos cursos de licenciatura para que estes possam utilizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas como importantes instrumentos no processo de ensino e aprendizagem?
Qual o nosso papel diante dos professores e alunos na discussão deste tema? Como poderemos quebrar resistências e ultrapassar os limites da falta de preparação e recursos relacionados à tecnologia na educação brasileira?

Vanessa Lorena Anastácio (dependência)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Estágio

Durante o estágio, pude observar que a escola ainda não possui uma sala de informática, e poucos são os professores que tem domínio sobre algumas tecnologias. A diretora mostrou a planta da nova sala de informática na escola, os computadores são por conta da prefeitura. Bom, boa vontade só não resolve, e ficam alguns questionamentos, como por exemplo, para que um laboratório de informática se os professores não se sentem capazes de manipular tal tecnologia? É claro que um primeiro passo deve ser dado, e nesse caso foi um passo enorme! É necessário que aconteçam cursos para os professores da escola, para que ai sim, essa ferramenta tão importante e útil para a educação seja utilizada de forma proveitosa. Questionamentos a parte, a escola tem um corpo de professores preocupados com o que está passando no "mundo" e por várias vezes, pude perceber nos planejamentois das aulas questões como aquecimento global, questões políticas e até julgamento de Fernandinho Beira Mar foi feito, o interessante é como os alunos são motivados a trazer reportagens de atualidades para discutir nas aulas, filmes e documentários, e sujestões de livros. O que mais me interessou foi a professora de filosofia, que utoliza seu orkut e msn para debater os assuntos discutidos em sala e surge efeito porque percebi os alunos entusiasmados e discutindo seus emails e indagando a professora nos corredores, nesse caso pude perceber claramente o uso da informática em benefício da educação e o mais interessante... FORA DO HORÁRIO DE AULA!

Por Priscila Gonçalves e Silva ( dependência)

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O uso das novas tecnologias na escola - observações do estágio curricular

No período de cumprimento do estágio curricular proposto pela FaE/UEMG pude observar práticas pedagógicas, relação entre professores e alunos, entre alunos e alunos, o funcionamento da rotina escolar e muitas outras coisas. Aqui seguirão comentários acerca da relação do professor e do aluno com os materiais/recursos pedagógicos disponibilizados pela escola, principalmente os tecnológicos.
Nas duas semanas que permaneci na escola tive a possibilidade de conversar com alunos e professores, além de observar sua práticas. Com relação as aulas, pude ver que nenhum professor – na sala em que estive – utilizou algum recurso tecnológico, como rádio, vídeo, som, televisão ou computador em suas aulas; e quase nenhum aluno utilizou qualquer um destes recursos para apresentação de algum trabalho, com exceção de um que trabalha como DJ e já utilizia o rádio, vídeo, etc, diariamente em seu trabalho.
A escola dispões de uma sala equipada com computadores com acesso à internet que durante a noite fica aberta para uso dos alunos. Mas o que se via eram alunos do diurno utilizando esta sala, enquanto que os alunos do noturno, ou seja, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não tinham acesso a ela.
Perquntei aos alunos que acompanhei por que não freqüentavam a sala de informática, muitos relataram que não sabiam usar o computador. Esperava-se, portanto, dos professores que levassem os alunos a esta sala para as aulas e que, em suas aulas pedissem pesquisas e auxiliassem nestas pesquisas, para que esta distância dos sujeitos com as novas tecnologias pudesse ao menos diminuir naquele espaço.

Vê-se a urgência de novos paradigmas para a educação. Principalmente no que tange a formação, incluindo aqui a formação continuada, de professores. Estes necessitam encarar uma mudança de cultura para a educação do século XXI, para se tornarem e formarem sujeitos mais capazes de interagir na era digital.

Vanessa Lorena Anastácio (dependência)

Uso do Computador na Educação Especial

Olá pessoal do VE!
Meu comentário acerca do uso das novas tecnologias na escola terá por base meu trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais.
Na Educação Especial, o computador tem sido grande aliado no processo de ensino e aprendizagem. Ele se configura como importante ferramenta facilitadora da aprendizagem de alunos com deficiência cognitiva leve, moderada ou grave.
Utilizar o computador na sala de aula se torna algo essencial para crianças que por deficiência motora não conseguem segurar o lápis para escrever, usando assim o computador com suas devidas adaptações. Ou, e principalmente, para a compreenção das informações, o computador nos permite trabalhar com ilustrações, sons, pesquisas, etc, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento e abrindo um leque de possibilidades para todos.
Podem ser utilizados diferentes softwares desde que o computador tenha teclado, mouse e monitor adaptados.

Conheça um pouco do nosso trabalho

www.escolaavivar.com.br

Abraços,

Vanessa Lorena (dependência)